Ciao a tutti!!
Finalmente chegou um dos momentos mais esperados por vários brasileiros residentes na Itália: a conversão da carteira de motorista brasileira para italiana.
No dia 13/01/2018 entra em vigor o acordo Brasil-Itália sobre a conversão de carteiras de motorista, assim se torna possível solicitar a conversão da carteira de motorista a partir de segunda-feira dia 15/01/2018.


Quem poderá fazer a solicitação na Itália:
1) Só serão convertidas carteiras definitivas, válidas e em vigor;
2) Só serão convertidas carteiras das categorias A e B – para a obtenção de outras categorias, deverão ser realizados os exames específicos previstos na legislação do país;
3) A solicitação da conversão só poderá ser solicitada por residentes na Itália há mais de 1 ano e menos de 4 anos da data da solicitação;
4) Não poderão ser convertidas carteiras emitidas após a obtenção da residência legal na Itália.
Na Itália, todo este procedimento será feito na motorizzazione (órgão responsável italiano), mediante apresentação da CNH brasileira e sua tradução juramentada. Não há necessidade de comparecimento ou solicitação de documentos ao Consulado, exceto quando exigido pela motorizzazione após a apresentação da documentação inicial.
Aos residentes a menos de 1 ano na Itália, continua valendo a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para mais informações consulte a motorizzazione mais próxima de você!
Arrivederci!
(Fonte: Consulado-Geral do Brasil em Milão)
Um comentário em “Conversão de Carteiras de Motorista (CNH): acordo Brasil-Itália”