Ciao a tutti!
O pequeno comune de Conco pertence à província de Vicenza, região do Vêneto. Conco é pequeno em tamanho, com menos de 27km² de extensão e em população, contando com cerca de apenas 2.150 habitantes. Em janeiro de 2017 contava com 59 cidadãos estrangeiros, correspondendo a 2,8% da sua população total, sendo estes imigrantes macedônios e romenos.

Apesar de ser um comune pequeno, conta com uma grande quantia de frações (são 60 ao todo).

Localiza-se a 830m de altitude média, mas o local mais alto do comune chega a 1325m, encontra-se no “Altopiano dei Sette Comuni – Planalto dos Setes Comunes”, vasto planalto nos alpes vicentinos, na zona limite entre as regiões do Vêneto e Trentino Alto-Adige, sendo o seu principal centro o comune de Asiago. Como nos outros comunes do Altopiano, o inverno é muito rigoroso e atinge facilmente temperaturas negativas.
Os comunes limítrofes de Conco são: Lusiana, Salcedo, Pianezze, Marostica, Molvena e Valstagna.
Durante a 1ª Guerra Mundial a baixa do comune foi de 154 pessoas dentre militares e operários militarizados; desses, 15 soldados foram condecorados e em 1984 foram também condecoradas 18 mulheres da fração de Rubbio, pelas suas contribuições como operárias militarizadas.
Conco é uma das 44 cidades italianas condecoradas com a Cruz de Guerra ao Valor Militar pelos sacrifícios da sua população durante a guerra da liberação italiana (movimento dos “partigiani” pela liberação do nazifascismo durante a 2ª Guerra Mundial). As primeiras formações partigianas do Altopiano aconteceram ao fim de 1943 em torno de Fontanelle, Conco e Rubbio, porém grande parte das repartições caiu quase imediatamente em mãos nazifascistas.
No final de janeiro nós estivemos realizando a busca de uma certidão de batismo na fração de Fontanelle, na paróquia de Sant’Antonio di Padova.
Fontanelle é uma das maiores frações do comune de Conco, dista cerca de 2km do centro de Conco e tem 270 residentes.
Esse comune pode ser pequeno, mas é repleto de histórias e locais encantadores.
Anote aí para conhecer quando estiver na Itália reconhecendo a sua cidadania!
Arriverderci!
Um comentário em “Conhecendo um pouco mais: Conco – Fontanelle (VI)”