Conhecendo um pouco mais: Mantova (MN)

Ciao a tutti!

Uma das dioceses em que mais temos buscas de documentos é a de Mantova, a sua sede vescovile está na própria cidade de Mantova e o seu território é subdividido em 168 paróquias.

20180410_091828
Diocese de Mantova – sede vescovile

Mantova se estende por um território de quase 64km² a apenas 19m de altitude, é a capital da província e apresenta uma população de cerca de 49.500 habitantes, sendo o comune com maior densidade populacional da província.

Mantova-Stemma
Brasão de Mantova

Mantova é desde 2016 a Capital Italiana da Cultura e faz parte das seguintes Associações: Bens Italianos de Patrimônio Mundial da UNESCO (desde 2008), Cidade da Arte e Cultura, Cidade do Bio (referente a agricultura biológica) e Cidade do Pão, além de fazer parte do Movimento “Patto dei Sindaci – Pacto dos Prefeitos”.

O seu território está incluso nos itinerários enogastronômicos “La Strada del Riso e dei Risotti Mantovani – A Estrada do Arroz e dos Risotos Mantovanos” e “Strada dei Vini e dei Sapori Mantovani – Estrada dos Vinhos e dos Sabores Mantovanos”.

Os comunes vizinhos são Borgo Virgilio, Curtatone, Porto Mantovano, Marmirolo e San Giorgio di Mantova.

20180417_110125
Mantova

Os cidadãos estrangeiros em Mantova somam a porcentagem de 14,3% da população total, sendo as comunidade mais numerosas a de marroquinos, romenos e brasileiros (com 8%). Os sobrenomes mais comuns são: Ferrari, Rossi, Mantovani, Pavesi e Benedini.

A busca da vez foi de uma certidão de batismo de 1862 (família Masioli) do comune de Guidizzolo – todas as certidões de batismo da província de Mantova passam pelo Arquivo Histórico Diocesano e por isso a emissão final é feita pela própria Diocese. Fizemos também o apostilamento deste documento para uso em retificações no Brasil.

Quem sabe a nossa próxima busca não seja no comune do seu antenato italiano? Acompanhe-nos sempre e conheça um pouco mais dos locais por onde passamos.

Arrivederci!

4 comentários em “Conhecendo um pouco mais: Mantova (MN)

  1. Que maravilha…meu avô paterno nasceu em Mântua,
    Giuseppe Gozzo…eu não o conheci mas meu pai sabia preparar alguns pratos da culinária italiana e que nós filhas tbem aprendemos, mas meu pai não tinha as receitas escritas, sabia tudo guardado na mente, por isso não me lembro como preparar: agnolini…tabarot..
    Gostaria muito de poder viajar e conhecer Mântua !!

    Curtir

  2. O eu bisavô é de Curtatone, provincia de Mantova. Estive aí em agosto de 2022 procurando algo sobre a Família Roseghini, mas não encontrei nada. Visitei todos os vilarejos da Família e vários cemitérios. Estive em Marcaria, Borgoforte, Romanore, San Silvestro e Levata, além de Curtatone e Mantova. Fui a Gênova também, de ondem partiram para o Brasil, desembarcando em Santos dia 22/11/1888. Acho que da Família Roseghini não ficou ninguém na Itália. Foi bom estar aí, mas para mim ficou um pouco de frustação porque esperava encontrar as minhas raizes. Em tempo eu tenho a certidão italiana do meu bisavô. Um abraço.

    Curtir

    1. Olá Edson, tudo bem?
      Poxa, que pena que você não conseguiu encontrar os registros da sua família, sabemos o quanto ficamos animados ao visitar as cidades dos nossos antepassados e esperando encontrar algo a mais da nossa história familiar. Fazendo uma breve pesquisa do sobrenome Roseghini, realmente, na província de Mantova não se há registros atuais. É um sobrenome encontrado em poucas famílias e a maioria está atualmente na província de Cremona. Pode ser que toda a sua linhagem tenha emigrado, é o caso da família do Ulysses, aqui da NordItalia, e ele não encontra mais ninguém com o sobrenome dele aqui na Itália.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s