Conhecendo um pouco mais: Modena (MO)

Ciao a tutti!

Iniciamos o mês de junho com o recebimento de uma certidão de Modena, província de Modena, região da Emilia-Romagna.

Modena-Stemma
Brasão de Modena

Modena é o comune mais extenso da província com 183km², cerca de 185.300 habitantes, sendo desses, mais de 28.000 estrangeiros – a maioria romenos, marroquinos e filipinos.

Faz parte das seguintes associações:

  • Associazione Italiana Greenways – Associação Italiana Estradas Verdes”, como o próprio nome sugere, visa o desenvolvimento de estradas verdes na Itália (http://www.greenways.it/);

download

  • Beni Italiani Patrimonio Mondiale UNESCO – Bens Italianos de Patrimônio Mundial da UNESCO” (https://www.sitiunesco.it/);

logo (1)

  • Città Sane – Cidade Saudável”, objetiva promover o papel e o empenho das cidades italianas nas políticas de promoção da saúde a nível local (https://www.retecittasane.it/);

logo

Città-del-bio-logo-1

  • Além do movimento “Patto dei Sindaci – Pacto dos Prefeitos”, principal movimento europeu que tem as autoridades locais e regionais empenhadas a aumentar a eficiência energética e a utilização de fontes energéticas renováveis nos seus territórios.

Modena é sede das famosas fabricantes de carros Maserati (fundada em 1914 em Bologna pelos irmãos Ettore e Ernesto Maseratti, sendo vendida em 1937 para o empresário modenese Adolfo Orsi que a transferiu oficialmente para Modena em 1939) e Pagani Automobili (fundada em 1992 pelo argentino naturalizado italiano Horacio Pagani).

 

É cidade natal de Luciano Pavarotti (cantor de ópera) e Enzo Ferrari (fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica da Ferrari).

Tem como cidades irmãs: Linz (Áustria), Novi Sad (Sérvia), Saint Paul (EUA), Londrina e Porto Real (Brasil).

O sobrenomes mais encontrados nesta cidade são Ferrari, Barbieri, Malagoli, Vaccari e Rossi.

EYYW68-koYC-U1101641482332Se-1024x576@LaStampa.it
Piazza Grande (patrimônio da UNESCO) – Duomo à esq. e Palazzo Comunale à dir.

Antes de recebermos a certidão de nascimento da família Zagni, havíamos ido pessoalmente ao comune, onde gentilmente uma senhora anotou o nosso requerimento de certidão, pois estavam respondendo as pesquisas de 3 meses anteriores ainda. Se as cidades menores já têm uma alta demanda de pedidos de pesquisas e emissões de certidões históricas, imaginem uma capital de província!

 

Nos vemos no próximo post, arrivederci!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s