Ciao a tutti!
Iniciamos o mês de junho com o recebimento de uma certidão de Modena, província de Modena, região da Emilia-Romagna.

Modena é o comune mais extenso da província com 183km², cerca de 185.300 habitantes, sendo desses, mais de 28.000 estrangeiros – a maioria romenos, marroquinos e filipinos.
Faz parte das seguintes associações:
- “Associazione Italiana Greenways – Associação Italiana Estradas Verdes”, como o próprio nome sugere, visa o desenvolvimento de estradas verdes na Itália (http://www.greenways.it/);
- “Beni Italiani Patrimonio Mondiale UNESCO – Bens Italianos de Patrimônio Mundial da UNESCO” (https://www.sitiunesco.it/);
- “Città Sane – Cidade Saudável”, objetiva promover o papel e o empenho das cidades italianas nas políticas de promoção da saúde a nível local (https://www.retecittasane.it/);
- “Città del Bio – Cidade do Bio”, que tem o intuito de promover a agricultura biológica (http://www.cittadelbio.it/) ;
- Além do movimento “Patto dei Sindaci – Pacto dos Prefeitos”, principal movimento europeu que tem as autoridades locais e regionais empenhadas a aumentar a eficiência energética e a utilização de fontes energéticas renováveis nos seus territórios.
Modena é sede das famosas fabricantes de carros Maserati (fundada em 1914 em Bologna pelos irmãos Ettore e Ernesto Maseratti, sendo vendida em 1937 para o empresário modenese Adolfo Orsi que a transferiu oficialmente para Modena em 1939) e Pagani Automobili (fundada em 1992 pelo argentino naturalizado italiano Horacio Pagani).
É cidade natal de Luciano Pavarotti (cantor de ópera) e Enzo Ferrari (fundador da Scuderia Ferrari e da fábrica da Ferrari).
Tem como cidades irmãs: Linz (Áustria), Novi Sad (Sérvia), Saint Paul (EUA), Londrina e Porto Real (Brasil).
O sobrenomes mais encontrados nesta cidade são Ferrari, Barbieri, Malagoli, Vaccari e Rossi.

Antes de recebermos a certidão de nascimento da família Zagni, havíamos ido pessoalmente ao comune, onde gentilmente uma senhora anotou o nosso requerimento de certidão, pois estavam respondendo as pesquisas de 3 meses anteriores ainda. Se as cidades menores já têm uma alta demanda de pedidos de pesquisas e emissões de certidões históricas, imaginem uma capital de província!
Nos vemos no próximo post, arrivederci!