Ciao a tutti!
A próxima parada da NordItalia foi em Lusiana, comune da província de Vicenza, tendo seu nome aparecido pela primeira vez em um documento de 1297.

Com pouco mais de 34km² e a 752m de altitude, encontra-se no “Altopiano dei Sette Comuni – Planalto dos Setes Comunes”, vasto planalto nos alpes vicentinos, na zona limite entre as regiões do Vêneto e Trentino Alto-Adige.

Luisiana tem cerca de 2.580 habitantes, e contabiliza apenas 90 estrangeiros, destacando-se os macedônios e os romenos. Seus comunes vizinhos são Conco, Salcedo e Lugo di Vicenza.
Em 2006 a grande maioria população das oito cidades do Altopiano (Asiago, Conco, Enego, Foza, Gallio, Lusiana, Roana e Rotzo) votou a favor, através de um referendum, para a sua separação da região do Vêneto e pela sucessiva agregação à região do Trentino Alto-Adige, porém até hoje não houve essa separação.
Nós realizamos a busca de uma certidão de nascimento da família Covolo, o interessante nesta certidão é que o italiano nasceu em 1914 em uma localidade fora da Itália e foi registrado em Lusiana (comune de nascimento dos pais) em 1928.

Os sobrenomes mais recorrentes nesta cidade são Pozza, Ronzani, Cantele e Villanova.
Acompanhe nosso trabalho e conheça mais alguns cantinhos da Itália.
Arrivederci!