PFAS: o que são?

Ciao a tutti!

No post anterior mencionamos os PFAS, sigla que apareceu em uma faixa na fachada da prefeitura de Legnago. Hoje vamos falar um pouco sobre o que são e pelo que são responsáveis.

Prefeitura
Prefeitura de Legnago (VR)

PFAS é a sigla para Substâncias Perfluoro Alquídicas, são ácidos muito fortes e as classes mais conhecidas são PFOA (ácido perfluorooctanoico) e PFOS (ácido perfluorosulfonado).

PFAS - estrutura química

Essas substâncias são utilizadas em forma líquida nas indústrias, pela sua capacidade de tornar os produtos impermeáveis à água e a gorduras. Os PFAS são usados desde os anos 50 para a produção de inúmeros produtos comerciais:

  • impermeabilizantes para tecidos e couros;
  • inseticidas;
  • espuma de extintores de incêndio;
  • verniz;
  • cera para o pavimento;
  • detergentes;
  • revestimento antiaderente dos utensílios de cozinha (Teflon®);
  • tecidos técnicos (GORE-TEX®, Scotchgard™).

A estrutura química dessas substâncias confere estabilidade térmica e resistência aos principais processos de degradação naturais, portanto, a eliminação ilegal ou não correta destas substâncias que atingem tanto as águas superficiais quanto os lençóis freáticos, causa a contaminação dos campos e dos produtos agrícolas, ou seja, dos alimentos. As concentrações de PFAS são tóxicas ao meio ambiente e à saúde humana.

PFAS
Campanha do Greenpeace em Veneza

Um estudo do Conselho Nacional de Pesquisas (Consiglio Nazionale delle Ricerche – CNR) determinou a presença de PFAS em muitas áreas da Itália, particularmente na região do Veneto, que foi reconhecida como a maior região interessada a lutar contra a poluição por PFAS.

Estima-se que o território do Veneto esteja afetado em cerca de 180km², estendendo-se pelas províncias de Vicenza, Verona e Padova, para uma população estimada de 300.000 habitantes.

basta PFAS
Campanha da região do Veneto

Os PFAS são reconhecidos a nível médico como interferentes endócrinos, capazes de alterar os processos hormonais do organismo, comprometendo o crescimento, a fertilidade, o comportamento e outras funções celulares essenciais. Além disso, se considera que a exposição a longo prazo a estas substâncias esteja relacionada ao desenvolvimento de tumores renais e testiculares, doenças da tireoide, pré eclampsia, colite ulcerosa (doença inflamatória que atinge o intestino grosso e o reto) e aumento do colesterol, entre outras.

Infelizmente o que vemos é o reflexo de tantos anos de descaso com o meio ambiente por parte do ser humano. Saber que esse tipo de ação está em continuidade gera revolta. Os habitantes dessas províncias são instruídos a não beber a água da torneira (que seria própria para consumo) ou fazer uso de sistema de filtragem, principalmente com carvão ativado – o que gera um custo elevado para o orçamento familiar.

PFAS2

Para saber mais sobre o assunto e a campanha contra a poluição por PFAS, indicamos o site http://www.legambienteveneto.it/basta-pfas-2/ (em italiano).

Arrivederci!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s