Ciao a tutti!
Após algumas pesquisas, conseguimos individualizar o comune de nascimento de um antepassado da família Scanu. O que não sabíamos antes de iniciar a pesquisa era que o pai da pessoa que estávamos pesquisando teve dois filhos, com duas mulheres diferentes, em um intervalo de 4 anos e deu o mesmo nome a ambos, o que dificultou um pouco o nosso trabalho em encontrar o registro correto. Foi muita criatividade, não é mesmo? Então, após um tempo, recebemos a certidão de nascimento, proveniente da cidade de Atzara, província de Nuoro, na região da Sadegna.

Há 540m acima do nível do mar, em um território com quase 36km², encontra-se a pequena cidade de Atzara, que conta com pouco mais de 1.123 habitantes. A população estrangeira é baixíssima, com apenas 18 habitantes, sendo estes majoritariamente romenos.
A cidade faz parte:
- da “Associazione Nazionale Città del Vino – Associação Nacional Cidade do Vinho”, criada em 1987 com o objetivo de auxiliar as cidades a se desenvolverem em torno do vinho, dos produtos locais e enogastronômicos;
- do clube “I Borghi più Belli d’Italia – As aldeias mais Belas da Itália”, fundado em março de 2001 com o intuito de valorizar o grande patrimônio de história, arte, cultura, ambiente e tradições presentes nos pequenos centros italianos que são, na grande maioria, excluídos dos fluxos turísticos. Portanto, o seu objetivo é garantir a recuperação e a valorização de monumentos e memórias históricas, que de outra forma estariam perdidos;
- do itinerário enogastronômico “Strada del Vino Cannonau – Estrada do Vinho Cannonau”, que conta com outras 14 cidades inseridas nos seus roteiros turísticos rurais. O nome da Estrada é em homenagem ao vinho mais conhecido e renomado da tradição enológica da Sardegna.
Em Atzara os sobrenomes mais comuns são Manca, Demelas, Flore, Muggianu e Corongiu.
Estamos em busca das certidões italianas em todas as regiões da Itália, então se você precisa retirar algum documento, entre em contato conosco!
Arrivederci!
Sou a descendente da família Scanu de Atzara. Fiquei muito grata com o atendimento e a localização da certidão do meu antenato. Realmente meu tataravô se casou duas vezes e deu aos dois filhos (com mulheres diferentes) o mesmo nome Scanu. Uma história e tanto!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Andrea, tudo bem? Ficamos muito contentes em saber que o nosso trabalho lhe agradou! Realmente, a história do seu antenato é bem curiosa! O bom é que conseguimos descobrir o que aconteceu e encontramos a certidão correta para você. Agradecemos pela confiança no nosso trabalho. Abraços!
CurtirCurtir
Então gostaria que vocês me ajudassem a procurar meus sobrenomes. Tenho o “Demelas” que é mais provável de ser encontrado e o “Manciolli” só que eu acho que quando meus antepassados veio para o Brasil certamente colocaram um “l” a mais
CurtirCurtir
Olá Jéssica, tudo bem?
Agradecemos desde já o seu contato e o seu interesse no nosso trabalho. Estaremos entrando em contato com você por email para podermos conversar melhor.
Abraços
CurtirCurtir