Dia do Imigrante Italiano no Brasil

Ciao a tutti!

Hoje, 21 de fevereiro, é comemorado o Dia do Imigrante Italiano no Brasil.

Imigração Italiana

Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos, a comunidade italiana possui tamanha representatividade para a construção do Brasil que esta data objetiva homenagear aqueles que iniciaram um novo capítulo da história nacional, bem como os seus os descendentes.

A lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro.

A escolha desta data é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi, que em 21 de fevereiro de 1874 desembarcava com mais de 380 camponeses trentinos e vênetos no Espírito Santo, levados pelo navio La Sofia. Esta data ficou marcada como o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Cartaz Imigração

Terras no Brasil para os italianos.
Navios com partidas todas as semanas do
Porto de Gênova.
Venham construir os seus sonhos com a família.
Um país de oportunidades. Clima tropical e
abundância. Riquezas minerais. No Brasil vocês
poderão ter o seu castelo. O governo dá terras
e utensílios a todos.

Com essa frase estampada em cartazes, o governo brasileiro convidava os italianos a partirem para o Brasil em busca de uma nova vida com suas famílias.

Toda essa campanha a favor da imigração se instaurou pois ambos os países tinham interesses em comum: o Brasil precisava repor a sua mão de obra agrícola, após a abolição da escravatura, e a Itália precisava recompor suas famílias financeiramente, depois de forte crise que se instalou no país durante os meados do século XIX e XX.

Com esse cenário de desemprego e miséria, muitos camponeses italianos zarparam para trabalharem nas lavouras do Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste.

Navio imigração

Eles partiram em busca de uma nova pátria e de um local que os acolhesse, partiram deixando para trás as suas famílias, os seus lares, os dias de sofrimentos…levando consigo a esperança de uma nova vida. Sabemos que ao chegarem no Brasil a realidade foi ingrata, mas eles se uniram e juntos (re)construíram árdua e respeitosamente as suas vidas!

Hoje é um dia de lembrar e admirar a coragem dos nossos antepassados, que superaram tantas dificuldades, que construíram sua base em uma nova terra, contribuindo de inúmeras formas para a formação cultural, histórica e social do Brasil.

Hospedaria dos imigrantes SP

Hoje é o dia de nos orgulharmos das nossas origens e lembrarmos que somos a continuação desta história. Sejamos bravos, como eles foram!

Arrivederci!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s