Ciao a tutti!
Quem lembra do Roberto Baggio? Aquele jogador de futebol italiano que errou o pênalti na final da Copa de 1994 e que culminou no título do mundial para o Brasil, lembrou? Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre a sua cidade natal: Caldogno.
Caldogno é uma pequena cidade na província de Vicenza, com quase 16km² e cerca de 11.300 habitantes, sendo que 6,5% da população total é representada por estrangeiros – a maioria romenos e chineses.

Na cidade encontra-se a Villa Caldogno, uma construção datada da primeira metade do século XV e que posteriormente foi intervinda pelo famoso arquiteto italiano Andrea Palladio, amigo da família dos Caldogno. A villa está classificada desde 1996 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, juntamente com as demais villas palladianas do Veneto. Atualmente, o local é utilizado para atividades e eventos culturais, saiba mais clicando aqui.

Em 1944, o complexo da villa foi requisitado pelo exército alemão para sediar o comando da “Militar Saniat”, sendo construído um bunker com locais equipados para abrigar doentes e feridos, bem como salas operatórias. O bunker foi completamente reestruturado entre 2007 e 2009, e serviu por alguns anos como centro de arte contemporânea. Em 2016 passou por uma nova reestruturação, devido a enchente que atingiu a cidade em 2010. Atualmente, é utilizado para exposições de projetos juvenis, ligados às artes e à cultura, se você tiver interesse em conhecer um pouco mais dessa história, pode acessar o site clicando aqui.
Além de cidade natal do Baggio, também foi a cidade em que iniciamos a nossa jornada italiana. Moramos em Caldogno de junho de 2017 até janeiro de 2019, e a nossa dica se você passar pelas proximidades da cidade é fazer uma parada para jantar na Birreria e Pizzeria Due Torri: com certeza a melhor pizza da região, além de ter outros pratos deliciosos, ótimas cervejas e um excelente atendimento – e o local é muito estiloso!
Em outubro do ano passado, realizamos a retirada de duas certidões (nascimento e casamento) transcritas nos registros civis em 2017.

E já estamos chegando na Páscoa, o tempo voou até aqui.
Ci vediamo presto, arrivederci!
Olá! Td bem? Achei seu texto pelo google,estava procurando informações sobre Caldogno. Minha família veio de lá. Gostaria de perguntar se por acaso vc sabe de algum órgão público onde eu possa consultar endereços antigos, relacionando com familia. Gostaria de pesquisar o endereço da minha família em Caldogno,para quem sabe um.dia eu possa fazer uma visita! Obrigada!
CurtirCurtir
Bom dia Camila!
Você pode tentar obter essas informações diretamente na prefeitura de Caldogno, requerendo um documento chamado “Stato di Famiglia” que poderá conter algum endereço da família na época em que moravam na cidade. De qualquer forma, qualquer tipo de informações relacionadas a isto deverá ser requerida na prefeitura, no setor “Demografici”.
Boa sorte!
CurtirCurtir
Legal ,estou pesquisando sobre a cidade pois meus antepassados vieram de lá e pretendo visitar ano que vem, alguma dica além da.acima de restaurante com comida local?
CurtirCurtir
Olá Leonardo,
O melhor restaurante e pizzaria é este que falamos no post, mas também tem um ótimo bar/cafeteria chamado Pasticceria Tombolan.
CurtirCurtir