Conhecendo um pouco mais: Caldogno (VI)

Ciao a tutti!

Quem lembra do Roberto Baggio? Aquele jogador de futebol italiano que errou o pênalti na final da Copa de 1994 e que culminou no título do mundial para o Brasil, lembrou? Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre a sua cidade natal: Caldogno.

Caldogno é uma pequena cidade na província de Vicenza, com quase 16km² e cerca de 11.300 habitantes, sendo que 6,5% da população total é representada por estrangeiros – a maioria romenos e chineses.

Stemma
Brasão de Caldogno

Na cidade encontra-se a Villa Caldogno, uma construção datada da primeira metade do século XV e que posteriormente foi intervinda pelo famoso arquiteto italiano Andrea Palladio, amigo da família dos Caldogno. A villa está classificada desde 1996 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, juntamente com as demais villas palladianas do Veneto. Atualmente, o local é utilizado para atividades e eventos culturais, saiba mais clicando aqui.

Villa Caldogno
Villa Caldogno (foto: reprodução)

Em 1944, o complexo da villa foi requisitado pelo exército alemão para sediar o comando da “Militar Saniat”, sendo construído um bunker com locais equipados para abrigar doentes e feridos, bem como salas operatórias. O bunker foi completamente reestruturado entre 2007 e 2009, e serviu por alguns anos como centro de arte contemporânea. Em 2016 passou por uma nova reestruturação, devido a enchente que atingiu a cidade em 2010. Atualmente, é utilizado para exposições de projetos juvenis, ligados às artes e à cultura, se você tiver interesse em conhecer um pouco mais dessa história, pode acessar o site clicando aqui.

Além de cidade natal do Baggio, também foi a cidade em que iniciamos a nossa jornada italiana. Moramos em Caldogno de junho de 2017 até janeiro de 2019, e a nossa dica se você passar pelas proximidades da cidade é fazer uma parada para jantar na Birreria e Pizzeria Due Torri: com certeza a melhor pizza da região, além de ter outros pratos deliciosos, ótimas cervejas e um excelente atendimento – e o local é muito estiloso!

Em outubro do ano passado, realizamos a retirada de duas certidões (nascimento e casamento) transcritas nos registros civis em 2017.

Caldogno - Traslatti
Retirada de documentos transcritos feita pela NordItalia

E já estamos chegando na Páscoa, o tempo voou até aqui.

Ci vediamo presto, arrivederci!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s