Ciao a tutti!
Hoje vamos falar um pouco sobre a chamada “acqua alta“, que está atingindo Veneza com muita força nesta semana.
“Acqua alta” é uma expressão italiana que indica o fenômeno dos picos de marés que ocorrem com particular intensidade na área lagunar de Veneza, geralmente provocando alagamentos nas áreas urbanas das cidades de Veneza e Chioggia. Isso ocorre principalmente no período de outono-primavera, intensificando-se quando se combina com o vento quente e seco vindo do sudeste – “scirocco”.
Em Veneza existem classificações dentro da “acqua alta” que variam de acordo com o nível das marés (considerando o nível médio do mar):
- Maré forte – entre 80cm a 109cm;
- Maré muito forte – entre 110cm a 139cm;
- Maré excepcional alta – igual ou superior a 140cm.
Desde 26 de novembro de 2009 é utilizada uma tabela para avaliar o percentual de alagamento da cidade de Veneza, baseada nas áreas públicas transitáveis por pedestres.
Depois da enchente em 04 de novembro de 1966, quando o nível da maré atingiu o ponto máximo até hoje em Veneza com 194cm, foi instituído o primeiro serviço de observação das marés altas. Desde 1980 este serviço passou a ser chamado de “Centro de Previsão e Sinalização de Marés” e tem a responsabilidade de recolher e elaborar dados com fins estatísticos e de antecipar a previsão das marés, a difusão das mesmas e sinalizar eventos extraordinários (marés excepcionais de águas altas ou baixas).

A frequência de “acque alte” passou de menos de 10 vezes/ano a mais de 60 vezes/ano. Em 2018, Veneza atingiu o recorde de número de alagamentos durante o ano: foram 132 ao todo – sendo 02 de caráter excepcional, ambos no mesmo dia, atingindo 156cm e 148cm de água.

Esta semana, na noite da última terça-feira (12/11), devido a um mal tempo que atinge toda a região do Vêneto há quase duas semanas, Veneza registrou um recorde de “acqua alta” excepcional após 53 anos: foram 187cm de água e ventos de 100km/h, causando enormes danos.

Nos últimos dois dias foram recolhidas quase 2 toneladas de lixo das ruas de Veneza com ajuda da “Venice Calls”, uma associação criada em 2018 após a última “acqua alta”, com o intuito de fornecer ajuda gratuita à população nestas ocasiões.

Hoje (15/11) às 11h26min a maré atingiu 154cm e 70% da cidade está alagada. O prefeito de Veneza decidiu fechar a Piazza San Marco – Praça São Marcos, o ponto mais baixo da cidade e mais atingido pelas águas.

Veneza segue, desde a quarta-feira (14/11), em “estado de crise de emergência” – declarado pelas autoridades públicas.
Nosso apoio a todos os venezianos!
Ci vediamo.