6 Mitos da Cidadania Italiana

Ciao a tutti!

Muitos são os mitos que cercam o reconhecimento da cidadania italiana e geram dúvidas recorrentes. Separamos 6 deles para explicar a vocês:

1. Existe limite de geração para o reconhecimento da cidadania italiana: atualmente a lei italiana não prevê o limite de geração para a transmissão da cidadania, se você tem sangue italiano você tem direito!

2. É preciso ter o sobrenome do dante causa italiano: a cidadania italiana é transmitida pelo direito de sangue e não por sobrenome, portanto, é apenas necessário comprovar o parentesco.

3. Não se tem direito à cidadania italiana quando há mulher na linhagem de transmissão: a presença de uma mulher na linhagem, ÀS VEZES, pode alterar a via de reconhecimento (via judicial ao invés de via admnistrativa) mas o direito sempre existe!

4. O reconhecimento na Itália deve ser realizado no comune de nascimento do dante causa: a cidadania pode ser reconhecida em qualquer comune italiano que realize esse processo.

5. É necessário reconhecer a cidadania de todos os familiares: o descendente do italiano pode reconhecer a sua cidadania diretamente sem depender do reconhecimento de outras pessoas da sua linhagem.

6. O reconhecimento da cidadania italiana resulta na perda da cidadania brasileira: a perda da cidadania brasileira só ocorre se o interessado expressar essa vontade, a legislação brasileira permite a aquisição de outra(s) nacionalidade(s).


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s