Café: uma paixão italiana!

Ciao a tutti!

Espresso, ristretto, lungo, macchiato, decaffeinato, cappuccino, con latte freddo, con latte caldo, con panna, amaro, dolcissimo…São muitas as opções mas o importante é que seja CAFÉ!

O café é a bebida mais difusa no mundo depois da água e tem uso medicinal: beber café reduz a depressão, o risco de câncer de mama e de próstata (segundo estudos das Universidades de Lund e de Harvard).

O café é a bebida preferida dos italianos, sendo consumido por 97% da população entre 18 e 65 anos. Aqui, os italianos são adeptos do café expresso – uma tacinha pequena de café concentrado (bem preto e viscoso, que parece uma tinta) e ficam apavorados quando veem uma taça de “café à brasileira“, tudo isso porque eles têm medo de consumir cafeína demais (quanto mais água passa pelo café mais cafeína é ingerida).

A cafeína age como broncodilatador e é responsável por aumentar a produção de dopamina que melhora o humor, a produção dos sucos digestivos, a força da contração muscular, a pressão e a taxa cardíaca, além também de aumentar a diurese (ou seja, temos mais vontade de fazer xixi).

E pra quem vier à Itália e quiser pedir um cappuccino, não se engane pensando que será igual ao brasileiro, aqui cappuccino é café + leite vaporizado + espuma de leite! Ou seja, um café com leite para os brasileiros.

Conheça algumas opções de café que você pode pedir por aqui:

Você sabia?

  • A Itália é o 13º país em consumo de café, com média de 5,9kg de café/ano por pessoa;
  • O Brasil é o 1º país na produção de café, sendo Minas Gerais o maior estado produtor (50% da produção nacional);
  • A cafeína melhora o humor;
  • O café tem pelo menos 1000 compostos químicos.

Se você pudesse escolher um lugar para tomar um “𝙫𝙚𝙧𝙤 𝙚𝙨𝙥𝙧𝙚𝙨𝙨𝙤 𝙞𝙩𝙖𝙡𝙞𝙖𝙣𝙤”, qual escolheria? Conta aqui pra gente!

Buon fine settimana a tutti!

Um comentário em “Café: uma paixão italiana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s