Ciao a tutti!
Chegou o final de semana e com ele vem aquela vontade de comer uma pizza deliciosa, não é mesmo? (se bem que vontade de comer pizza se tem quase todos os dias, principalmente na Itália)
Com certeza a pizza é um dos pratos mais famosos e apreciados no mundo, mas acima de tudo é um dos pratos nacionais favoritos dos italianos.
A origem mais famosa da pizza é atribuída a Raffaele Esposito, que em 1880 abriu uma pizzaria em Napoli chamada “Pietro…e basta” que ainda hoje existe com o nome de “Pizzaria Brandi”, por isso, a cidade de Napoli é conhecida como o berço das mais antigas e tradicionais pizzarias do mundo.
Em 1889, Esposito fez feitas 3 pizzas diferentes para a Rainha Margherita de Savoia, esposa do Rei Umberto I, ela escolheu a pizza que lembrava as cores da bandeira italiana: vermelho do tomate, branco da mozzarella e verde do manjericão. Eis a origem da famosíssima pizza margherita.
Ao início dos anos 1900, a pizza era exclusivamente encontrada em Napoli, gradualmente foi se difundindo para o todo o sul da Itália e após a 2ª GM chegou também no norte, seguindo assim o fluxo migratório daquele período no resto do mundo. Atualmente, só na Itália, são encontradas cerca de 42 mil pizzarias.
As pizzas italianas são feitas sobre uma massa fina e com borda simples. Para os italianos, o sabor de cada ingrediente deve ser prezado e valorizado, por isso, não é comum encontrar exageros nas quantidades e nas misturas dos ingredientes.
Os sabores mais tradicionais são:
- Margherita: molho de tomate, mussarela e manjericão (pode ser encontrada com mussarela de búfala e por vezes, sem manjericão).
- Marinara: molho de tomate, mussarela, alho, óleo de oliva e orégano.
- Quattro formaggi: mussarela, fontina, gorgonzola e parmegiano ou provolone.
- Capricciosa: molho de tomate, mussarela, funghi, alcachofra, presunto cozido e azeitonas.
A pizza é o prato obrigatório nos seus roteiros gastronômicos italianos!
Já experimentou a verdadeira pizza italiana? Conta pra gente o que achou!
Buon weekend a tutti!